
Tipo: Vinho Tinto
Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca
Região: Douro
Teor Alcoólico: 17%
Produtor: Brites Aguiar Lda
Preço: 20€ vap
Nota de Prova
O famoso Bafarela 17, com 17º teor alcoólico. Durante algum tempo andei curioso na procura deste vinho. Curiosidade. Queria provar. O Pedro Barata do Blog Os Vinhos fez-me a surpresa numa prova cega... que não me manteve cego durante muito tempo. Obrigado. Cor rubi concentrado, opaco, escuro, com aspecto espesso e denso. No nariz, mesmo a uma temperatura controlada mais baixa que o normal para um tinto, a intensidade da fruta preta bem madura não se faz de forma discreta, muita ameixa preta e amoras silvestres muito maduras, toques especiados e sensação alcoólica presente. Não esconde o seu teor alcoólico. Não se torna desagradável, mas está lá. Na boca, volumosa, densa, mastigável, a sensação do álcool desce um pouco, continua com notas muito intensas de ameixa preta e amoras silvestres, deixando notas licoradas e tostadas. Final longo, persistente, mas deixando sempre a marca pelo álcool. Sem comida é impossível. Com a gastronomia adequada sobe uns pontos.
Classificação: 80/100
o grande reserva 17 de 2008 é outra loiça. desse gostei. mas tb não esconde os 17.
ResponderEliminarsem comida é impossível ? Vinho com menos de 14.5 é água com uvas.
ResponderEliminar"vinho com menos de 14.5 é água com uvas"???!?!?!?!???
ResponderEliminarDescupe, todos temos direito a dizer o que pensamos, mas isso é das maiores asneiras que já li sobre vinho.
O alcool tem que estar em equilíbrio com o vinho. Posso dizer que já bebi vinhos com 15,5% que o alcool estava em harmonia e vinhos com 13,5% em que só sabia a alcool.
Aconselho a repensar sobre o que disse de uma forma simples: beba muitos e variados vinhos, sem complexos de terem graduação alta ou baixa. Aí então vai entender o que disse.